Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 19

Goku



Personalidade              

Goku começa a série como um bebê violento e agitado, mas ao bater a cabeça com a queda, seu comportamento muda bruscamente. Ele se torna educado, obediente e calmo, sempre seguindo as ordens de seu avô adotivo, Son Gohan. Contudo, Goku tem um grande poder Saiyajin dentro de si, que muitas vezes é libertado com sua fúria. Devido ao seu sangue Saiyajin, ele era mais poderoso que a maioria dos inimigos que enfrentava e sempre retornava mais forte do que antes. Mesmo assim, por causa de seus mestres Son Gohan e Kame, sempre é gentil com os outros, chegando ao ponto de tentar não matar nenhum inimigo. É mostrado em Dragon Ball que Goku não tem maldade no coração. Quando perde uma luta, não se enfurece, mas aceita isso com uma lição. Tem uma grande facilidade para aprender técnicas, podendo dominá-las somente as observando. Quando adulto, Goku se torna mais cuidadoso e poderoso. Ao longo de toda sua vida, ele demonstra apreço por pescar, comer e lutar contra inimigos mais poderosos do que ele. Goku tem um afeto especial por cada um de seus amigos, e a perda de qualquer um pode fazê-lo se descontrolar e liberar todo seu poder. É o líder dos Guerreiros Z e com isso tem a missão de proteger todo o universo. Na maioria dos casos, a vontade de proteger seus entes queridos é o que lhe dá forças para continuar lutando.

                                                     Criação e concepção


Goku foi baseado em um do primeiros personagens de Toriyama chamado Tanton, o protagonista da série da série Dragon Boy. Nessa história, a principal característica física de Tanton era um par de asas. Quando Akira decidiu criar Dragon Ball, ele usou o romance Jornada ao Oeste de Wu Cheng'en como inspiração. O nome adotado por Toriyama para a personagem é a romanização do japonês 孫悟空 (Sun Wukong), que é a personagem central da história. Para ser criativo com o personagem, Toriyama declarou que ele projetou Goku para ser um garoto humano com um rabo de macaco, em vez de ser um símio completo como Sun Wukong. Ele deciciu fazer isso por que o rabo seria visível até mesmo quando Goku tentava escondê-lo. Apesar de Goku ser tratado como uma pessoa de outro planeta, Toriyama tinha inicialmente a idéia de fazer dele um terráqueo, mas, com a introdução de novos lutadores de outros planetas, foi mais tarde estabelecido que Goku é um Saiyajin.
A fim de avançar a história mais rápido, Toriyama deu a Goku a habilidade de se teletransportar para qualquer planeta em apenas alguns segundos.
Toriyama explicou que o uniforme keikogi de Goku é modelado através das vestes usadas pelos monges shaolins da China, sendo que ele queria que Dragon Ball assumisse um "toque" chinês. Durante a evolução inicial do mangá, vários leitores comentaram que Goku era bastante simples, de modo que o autor mudou sua aparência e adicionou diversos personagens como o Mestre Kame e Kuririn, então criou torneios de artes marciais para fazer a mangá mais baseado em combates. Desde que foi comentado que Goku certamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder nos dois primeiros, e vencer somente o terceiro em que participara.
Com o fim da Saga Cell, no volume 35, Gohan foi concebido para substituir o pai como o principal protagonista, mas Toriyama acabou por pensar que Gohan era inadequado para isso, então ouve a Saga Boo.

História

Originalmente batizado como Kakarotto (em japonêsカカロット?), Goku é membro de uma raça fictícia de extraterrestres, os Saiyajins. Logo após seu nascimento, Goku é enviado à Terra, para destruir as formas de vida locais e preparar o planeta para venda no mercado intergalático. Graças a um ferimento na cabeça que lhe causa amnésia, Goku esquece sua missão e passa a ter como objetivo se tornar mais forte, simplesmente pelo prazer da tarefa. No início da série, Goku conhece uma adolescente extremamente inteligente chamadaBulma, o ladrão Yamcha e duas criaturas transmorfas, Oolong e Pual. Também encontra um de seus melhores amigos, Kuririn, e outros guerreiros durante seu treinamento. Ao participar de diversos torneios de artes marciais, Goku também enfrenta seus futuros aliados Tenshin Han e Chaos, assim como Piccolo.
Já adulto, Goku conhece seu irmão mais velho, Raditz, e tal encontro resulta em sua morte. Após ser trazido de volta à vida pelas Esferas do Dragão, Goku continua a enfrentar outros inimigos ligados à sua herança genética, como Vegeta, que posteriormente se torna seu aliado, e Freeza, cujas ações levam Goku a se transformar em Super Saiyajin. Após a batalha com Freeza, o foco do enredo deixa o passado de Goku de lado e outros inimigos são apresentados no universo da série. Mais tarde, Goku treina seu primeiro filho, Gohan, para ser seu sucessor e se sacrifica em uma batalha contra Cell, uma maléfica criatura artificial. Goku retorna à Terra sete anos depois e conhece seu segundo filho, Goten. A seguir, se vê em uma batalha contra o monstro mágico Majin Boo e também enfrenta Vegeta, sob controle de Babidi. Goku consegue destruir Boo com a técnica Genki Dama e conhece a reencarnação humana de seu oponente, Oob, dez anos depois. Os dois partem em uma jornada, e Goku o treina como outro sucessor.
Na série exclusiva de anime Dragon Ball GT, que começa dez anos após Goku conhecer Oob, Goku é transformado em criança por um desejo do Emperador Pilaf. Ele, Trunks e sua neta Pan viajam pelo universo em uma aventura que culmina na batalha contra Shenlong, que ele destrói usando a Genki Dama. Goku parte com a forma original de Shenlong e aparece 100 anos depois em um torneio de artes marciais, observando uma luta entre um descendente seu com um descendente de Vegeta. Pan, já idosa, vê seu avô, mas ele parte rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário